Introdução

Tudo sobre como gerenciar seus pedidos na plataforma da Get :D

📍Entendendo o Caminho dos Pedidos na sua Loja Virtual

Se você está começando no mundo do e-commerce, pode ter algumas dúvidas sobre como funciona o caminho que um pedido faz na sua loja virtual. Não se preocupe, vamos explicar tudo de maneira bem simples!
O caminho que cada pedido percorre na sua loja virtual pode ter 9 etapas, e a gente chama eles de "Status do Pedido". A melhor parte é que a maioria dessas etapas é feita automaticamente pelo sistema, então você não precisa se preocupar em fazer nada.
Aqui estão os 9 "Status do Pedido":
  • Novo ou Pendente (new) - Este é o primeiro status de todos os pedidos que chegam na loja e que você ainda não deu uma olhada. Neste etapa, os pedidos ainda não estão com o pagamento confirmado.
  • Processando ou Pago (processing) - Este status é dado aos pedidos que foram pagos e estão prontos para você separar para entregar. Nesta etapa é gerada a Fatura do pedido.
  • Completo (complete) - Quando um pedido está pago e você gerou a entrega, ele muda para o status "Completo". Isso significa que não há mais nada para fazer com este pedido.
  • Fechado (closed) - Um pedido muda para este status quando é feito um estorno do valor total do pedido.
  • Cancelado (canceled) - Pedidos com este status foram cancelados.
  • Segurado (holded) - Este status é usado para pedidos que precisam ser pausados por você por algum motivo.
  • Análise de Pagamento (payment_review) - Isso significa que o pagamento do pedido está sendo verificado pelo meio de pagamento.
  • Suspeita de Fraude (fraud) - o pagamento foi declarado como fraude pelo meio de pagamento.
  • Misturado - quando você visualizar o Status de um pedido com "Misturado", significa que o pedido pulou de pendente para a entrega, sem passar pela Fatura. Você pode neste caso conferir nos comentários do pedido, que o status "Processando" não existe ou está após a entrega.
Graficamente, o diagrama do fluxo de Pedidos pode ser desenhado da seguinte forma:

📍Quer ver como funciona esse fluxo na prática?

O vídeo abaixo é uma aula, onde mostramos como funciona esse fluxo no seu painel administrativo. 👇👇

🤔 Dúvidas Comuns.

Como cancelar um pedido?
Escolha o pedido a ser cancelado e clique nele para abrir os detalhes. Então clicaremos na opção Cancelar.
(Obs.: Note que apenas pedidos Pendentes podem ser cancelados. Pedidos já pagos podem apenas ser Reembolsados)
Quando um pedido dá baixa no estoque?
Quando um cliente completa a compra na sua loja virtual, a quantidade do produto comprado é automaticamente reduzida no estoque.
Mas não se preocupe, se o cliente escolheu pagar com boleto e acabou não pagando, quando o status do pedido muda para "Cancelado", o produto volta para o estoque.
Por quanto tempo os produtos permanecem no carrinho de compras do cliente?
Por padrão, os produtos vão ficar no carrinho do cliente até que ele decida removê-los ou até que os mesmos se esgotem. É importante lembrar que simplesmente adicionar um produto ao carrinho não reserva o item no estoque. Só quando o cliente finaliza a compra é que o item é retirado do estoque.
E se o cliente adicionou um item ao carrinho e este se esgota antes dele finalizar a compra? Nesse caso, uma mensagem será mostrada informando que o produto não está mais disponível. Dessa forma, o cliente precisará remover esse item para poder concluir o pedido.
Como realizar a fatura de um pedido manualmente na sua loja virtual?
Neste tutorial você irá ver como faturar um pedido manualmente na sua loja virtual.
Isso pode ser especialmente útil se você aceita pagamentos via depósito bancário ou se, por alguma razão, não receber a confirmação do pagamento, deixando o pedido em estado de "Segurado" ou "Pendente". Acompanhe o passo a passo no vídeo a seguir: