Visão Geral da Plataforma

Agora é hora de começarmos a dominar toda a plataforma Get Commerce :D
Após realizar o seu login no painel administrativo, a primeira tela que irá aparecer é o Dashboard.
Dashboard
Vamos destacar agora alguns pontos importantes do Painel Administrativo, que ficam disponíveis em todas as páginas.
O primeiro ponto a observar, é que em todas as telas irá ter uma Guia de Ajuda. Basta clicar nela e ser direcionado para o tutorial específico desta tela.
No canto superior direito, você irá ter acesso a 3 ações.
O primeiro ícone (do megafone) irá indicar todas as atualizações do painel e novidades lançadas.
O segundo ícone com a seta, irá abrir o Frontend da sua loja virtual, ao ser clicado.
E o terceiro ícone abre o menu com 2 ações: entrar no "Meu Perfil" ou a opção de Sair.
Sobre o Menu do Painel Administrativo, ele fica recolhido na lateral. Basta passar o mouse por cima dos ícones, que irá abrir as opções com o nome completo.
Especificamente agora no Dashboard, você irá perceber algumas informações importantes da operação da sua loja virtual e alguns links importantes. Em detalhes são:
  • Widget "Pedidos": este widget exibe a soma dos últimos pedidos realizados na loja virtual. Você pode configurar o período da contagem. O tempo padrão é "Últimos 30 dias".
  • Widget "Receita": este widget exibe o total de receitas gerada na loja virtual. Você pode configurar o período da contagem. O tempo padrão é "Últimos 30 dias".
  • Widget "Carrinhos Recuperados": este widget exibe o número total de carrinhos abandonados recuperados automaticamente pela Inteligência Artificial da Get Commerce. Você pode configurar o período da contagem. O tempo padrão é "Últimos 30 dias".
  • Widget "Central do Cliente": este widget contém alguns links importantes, que lhe ajudam a acessar de forma rápida pontos importantes do dia a dia.
  • Widget "Consumo Mensal": este widget contém o uso dos recursos do seu plano.
    • Plano: este item indica o seu plano vigente.
    • Produtos cadastrados: este item indica o número total de itens cadastrados na sua loja.
    • Espaço em disco: este item indica o espaço em disco que você está utilizando. Este cálculo leva em consideração as imagens cadastradas na loja virtual, arquivos carregados, arquivos exportados, datacenter e o espaço em disco utilizado nos logs de clientes e pedidos.
    • PageViews do Mês: este item indica o número total de acessos na sua loja virtual.
    • Memória em uso: este item indica a memória em uso total do seu Cloud dedicado. O número de acessos simultâneos (ao mesmo tempo) é o que impacta no uso da memória.
  • Widget "Pedidos": este widget exibe os últimos pedidos da sua loja virtual. Você pode configurar se exibe todos os pedidos, apenas os pagos ou apenas os pendentes. E também se exibirá os últimos 5, 10 ou 15 pedidos. Por padrão ele exibe os últimos 15 pedidos.
  • Widget "Novidades": este widget exibe algumas novidades pontuais para você.
Agora é hora de ver como funciona, de forma geral, a plataforma da Get Commerce.
Neste vídeo mostramos uma visão geral de como ela funciona, e os itens básicos para você dominar a sua loja virtual : )

Overview - Visão geral da Plataforma

Dúvidas Comuns.

O que é o campo memória em uso no meu painel?
Todas as nossas lojas não possuem limites de pageviews. Ou seja, você não precisa se preocupar se a sua loja está com 10.000 ou mais de 50.000 visitas no mês.
O campo memória em uso, é impactado diretamente pelo número de visitantes ao mesmo tempo na sua loja.
Por padrão, as lojas possuem 1gb de memória RAM no plano Start, que permite até aproximadamente 100 pessoas ao mesmo tempo comprando na loja.
E não se preocupe, caso tenha picos acima de 100 pessoas, que não iremos congelar ou bloquear o seu painel. Mas você perceberá que se trabalhar sempre no limite (ou acima dele), pode ocorrer uma perca de perfomance. Neste caso é necessário fazer o update.
Sempre lembrando que 100 acessos ao mesmo tempo é muita gente na loja :)
E qual o limite máximo? Não há, você pode ir fazendo os upgrades sempre que for necessário ou desejar.
Como funciona a busca da loja virtual?
A busca da loja virtual da Get Commerce possui 3 formas de configuração:
LIKE Quando o usuário insere algum termo e processa a busca na página, este termo é dividido em palavras (se houver mais de uma palavra). Utilizando esta forma o termo é buscado em todos os atributos, como por exemplo: nome, descrição, e todos atributos que foram definidos como pesquisáveis.
Para entender melhor vamos imaginar que um usuário busque por “Camisa Vermelha”, e que apenas os atributos, nome, descrição e cor são pesquisáveis. A loja virtual cria um critério de busca para encontrar todos os produtos que tenha a palavra “Camisa” no nome ou na descrição ou na cor do produto, ou que tenha a palavra “Vermelha” no nome ou na descrição ou na cor do produto. O resultado dessa busca será formado por todas as Camisas mesmo que elas não sejam vermelhas, porque eles contém a palavra “Camisa”, e também todos produtos que contenham a palavra “Vermelha” mesmo que o produto não seja uma Camisa, ou seja, o resultado irá retornar qualquer produto que ele encontre a palavra Camisa ou Vermelha.
Considerações Sobre o método LIKE Ele também retorna produtos que não apresentam a palavra exata, por exemplo se o usuário buscar por “Camis”, ele irá encontrar produtos que tem as palavras “Camisa”, “Camissa”, “Camisas”, isso porque em todas palavras tem o termo “Camis”, não importa se ele esteja no inicio, meio ou fim da palavra.
Sobre a ordenação dos produtos na apresentação dos resultados, o método LIKE por padrão irá utilizar a ordem de cadastro dos produtos, então os produtos que foram cadastrados primeiro serão os primeiros na listagem de produtos.
O método LIKE tem um melhor uso para buscas com palavra especificas e buscas simples geralmente utilizando apenas uma palavra na busca.
FULLTEXT O funcionamento do método FULLTEXT é baseado no cálculo da relevância, para encontrar os produtos mais relevantes ao termo buscado pelo cliente. Ao contrário do LIKE, ele só apresenta os resultado que encontre a palavra exata do termo da busca.
Utilizando o exemplo da busca da Camisa vermelha, ele irá mostrar primeiramente todos os produto que apresentarem as duas palavras, e em seguida produtos que apresentem ao menos uma das duas palavras no caso, Camisa ou Vermelha.
Considerações sobre o método FULLTEXT Palavras com menos de 4 caracteres são ignoradas na busca.
A Ordenação do produtos no método FULLTEXT é feita utilizando a relevância de cada produto, apresentando uma melhor ordenação comparado com o método LIKE.
COMBINE É a junção dos resultados da opção FULLTEXT e LIKE, aonde irá apresentar primeiro os produtos encontrados com o FULLTEXT e depois com o LIKE.
Dentre os três métodos, a maioria escolhe utilizar o COMBINE, porque ele sempre apresenta no início os produtos mais relevantes, que foram encontrados utilizando o FULLTEXT, e depois os encontrados pelo LIKE.
Como refinar a busca da loja virtual
Este tutorial ensina a visualizar os itens "pesquisáveis" na loja virtual, bem como você consegue refinar ela.
Como refinar a busca com termos parecidos (sinônimos)?
Algumas vezes é necessário refinar a sua busca, para ajudar o usuário a encontrar itens mais facilmente.
Um exemplo muito comum é você cadastrar um item como "Chinelo" na sua loja virtual. Mas você vai perceber que muitos clientes buscam por "Xinelo", "Chinelos", etc.
Usando sinônimos, você consegue refinar isso facilmente.
Olhem este exemplo:
Quais os recursos inteligentes da plataforma?
Aqui você verifica os recursos do plano inteligente da Get Commerce. Muitas coisas bacanas para otimizar sua loja virtual.