Como cadastrar produtos na sua loja virtual

Antes de iniciarmos é importante destacar que usamos o termo catálogo de produtos quando desejamos citar todos os produtos cadastrados na sua loja virtual.

Aqui na Get Commerce você poderá cadastrar qualquer tipo de produto para vender ☺️

Mas antes de classificarmos os produtos que podem ser cadastrador por tipos, tenha em mente que o mais importante de tudo é o Planejamento.

Então, antes de cadastrar os produtos pense bem nos produtos que você pretende vender e os classifique de uma forma simples para você gerenciar e para os clientes os encontrarem na loja e nas pesquisas da internet.

Além disso, é muito importante que você siga a ordem correta de cadastramento, que é a seguinte:

➡️ Cadastrar as categorias

➡️ Cadastrar atributos (variações como cores e tamanhos)

➡️ Cadastrar marcas (se desejar)

➡️ Cadastrar os produtos

Tipos de produtos

Aqui na Get Commerce classificamos os itens possíveis de serem cadastrados em 6 tipos de produtos.

Isto possibilita que você cadastre e venda qualquer tipo de produto na sua loja virtual. Segue uma breve descrição de cada tipo de produto:

1. Produto Simples

É o tipo de produto mais básico e o mais utilizado em qualquer loja virtual. Porém não confunda produto simples com um produto mais fácil de cadastrar ou algo assim.

Na verdade ele é denominado como "simples" porque é um produto que não possui variações (como por exemplo, cor, tamanho, peso, etc.).

O produto simples serve para você cadastrar um produto específico, que possua características únicas.

Mas o que seria um exemplo disto?! Alguns exemplos são: TV LCD 32'', armário, violão, DVD de algum show, caneca, etc.

Na imagem abaixo, exibimos uma imagem de um relógio.

2. Produto Configurável (com variação)

Este tipo de produto é usado quando você precisar cadastrar um produto que praticamente seja o mesmo, mas varia em uma característica, como por exemplo tamanho.

Um exemplo clássico é o cadastro de uma camiseta, nos tamanhos P, M, G e GG (ou seja, um conjunto de produtos iguais que varia apenas o tamanho).

Na imagem abaixo exibimos como exemplo uma calça de ginástica, que pode ser comprada em diferentes cores e tamanhos.

3. Pacotes de produtos (Kits)

São kits, compostos por produtos simples, de maneira que o cliente possa montar o seu produto. Ou seja, nada mais é do que a soma de dois ou mais produtos em um único pacote.

Um exemplo clássico é um computador, composto por processador, placa-mãe, discos rígidos, teclado, mouse, leitor de DVD e assim por diante.

Na imagem abaixo exibimos como exemplo a venda de um pacote com 4 itens a serem escolhidos os sabores diversos.

4. Produto Agrupado

Este tipo é caracterizado por ser a reunião (o agrupamento) de produtos simples, para gerar mais opções para o seu cliente.

Por exemplo, digamos que você já vende óculos de sol Ray Ban Wayfarer e Ray Ban Aviador e você quer vender um pacote de óculos Ray Ban. Você pode criar um produto agrupado e poderá vender mais de um produto em uma única página. Esses produtos são adicionados utilizando a aba ‘produtos associados’ na página de criação de produtos do produto agrupado.

Na imagem abaixo exibimos como exemplo um produto que agrupa diversos Aromas de perfumes em um mesmo produto, possibilitando que o cliente possa comprar vários ao mesmo tempo.

5. Produto virtual (serviços)

Está relacionado a serviços, ou seja, produtos que não existem fisicamente e não são enviados para o cliente.

Por exemplo, uma limpeza residencial, uma instalação de chuveiro ou qualquer outro tipo de serviço que você queira vender de forma online.

Na imagem abaixo exibimos como exemplo a venda de um serviço de limpeza, com agendamento.

6. Produtos para download

Dizem respeito as vendas que após serem pagas irão gerar algum arquivo para ser baixado pelo cliente.

Um exemplo disso é um livro digital (ebook).

Na imagem abaixo exibimos como exemplo a venda de músicas e álbuns digitais.

Atenção

Apesar de possuírem estruturas bem diferentes, muitos lojistas confundem o conceito de produto virtual com o de produto digital, já que ambos não exigem controle de estoque e/ou endereço de entrega. Porém alguns detalhes os diferenciam em pontos essenciais.

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