Cache da loja virtual

O cache é um mecanismo que permite o carregamento mais rápido do conteúdo de seu site, oferecendo ao visitante uma navegação otimizada.
O cache é uma camada anterior ao servidor, que armazena temporariamente documentos do seu site, como imagens, páginas web e outros. Quando um usuário visita seu site, as informações requisitadas são buscadas no servidor uma vez e o cache guarda cópias desses dados. Quando outro usuário acessa as mesmas informações, o sistema não as busca mais no servidor, mas captura os dados no cache, carregando os elementos da página mais rapidamente, ou seja, acelerando o processo de navegação.

Por que o Google exige que os sites tenham cache?

Por armazenar temporariamente objetos estáticos de seu site, como imagens, java script, css etc., o cache permite uma melhora significativa no tempo de carregamento de uma página e, consequentemente, na experiência dos visitantes. Além disso, seu site será capaz de atender um número maior de visitas, já que o número de requisições ao servidor diminui, tendo o cache como apoio para a entrega de informações já anteriormente acessadas por outros usuários.

Desvantagens de utilizar o cache

Como o cache armazena uma cópia dos objetos estáticos do seu site, é esperado que, ao alterar/atualizar uma imagem, java script, css ou outro objeto utilizando o mesmo nome de arquivo, o conteúdo antigo seja exibido para os visitantes durante um período (cerca de algumas horas) após a mudança/atualização. Caso deseje atualizar no momento da edição, é necessário limpar a cache, após finalizar as mudanças.

Troquei um banner ou adicionei produtos, mas eles não aparecem. O que eu faço?

Quando você trocar banners ou produtos na página inicial é necessário limpar a cache do site, para que eles sejam aplicadas de imediato.
Para isso, após finalizar as mudanças, vá no menu Sistema / Gerenciar Cache e clique no botão Liberar Cache em destaque abaixo:
Irá processar a limpeza em 30s, e todos os tipos de cache ficaram verdes :)