Page cover image

Omie

Quem possui sua loja virtual com a Get Commerce, pode aproveitar a integração direta com o sistema de ERP da Omie.

A Omie é o sistema de gestão ideal para as pequenas e médias empresas brasileiras, pois combina gestão 100% online, educação empreendedora e serviços financeiros em um único ERP. Tudo para liberar o seu crescimento!

Quer saber mais sobre a Omie?


Recursos da Integração

Esta integração tem como principal intuito a sincronização de produtos e pedidos entre ambas plataformas. Abaixo, segue a lista de recursos disponibilizados:

Ação
Descrição

Permite importar produtos cadastrados na Omie para sua loja virtual

Permite mapear uma categoria da Omie (família de produtos) com uma ou mais categoria da loja virtual

Permite sincronizar, automaticamente, o estoque e preço dos produtos de sua loja virtual com base nos dados da Omie

Permite sincronizar, manualmente, o estoque e preço dos produtos de sua loja virtual com base nos dados da Omie

Permite enviar, automaticamente, os pedidos de sua loja virtual para Omie

🔧 Configurando a Integração

Antes de começar a realizar esta integração é necessário que você tenha uma conta ativa na Omie ERP, e tenha em mãos os seguintes dados: App Key e App Secret.

Crie sua conta aqui, caso ainda não possua uma. E clique aqui, para visualizar como gerar as chaves de acesso para a integração via API.

Com tudo em mãos, vamos lá!

PASSO 1: Instalar o aplicativo do Omie ERP Acesse o painel administrativo da Get Commerce, e vá ao menu Sistema, Central de Instalações, Integrações. Identifique a aba "Sistemas de Gestão ERP" e clique em Instalar no aplicativo do Omie ERP.

Pronto! Agora clique em "Configurar" para acessar a aba de configurações. Ou se preferir, acesse as configurações diretamente pelo menu Sistema, Configurações da loja e identifique a aba Integrações, Sistemas de Gestão ERP.

PASSO 2: Configurar a Integração

A configuração da integração é realizada por seções, onde cada seção possui seus campos específicos de configuração. Abaixo, segue o detalhamento de cada uma delas:

Geral

Nesta seção são tratadas as configurações gerais da integração, que afetam todas suas funcionalidades. ⚙️ Atributos

  • Habilitado -> Permite habilitar/desabilitar todas as funcionalidades da integração.

Autorização

Nesta seção são tratadas as configurações de autorização. Ou seja, as informações que serão enviadas para autorizar as trocas de informação entre a loja virtual e a Omie. ⚙️ Atributos

  • App Key -> Adquirida na Omie anteriormente;

  • App Secret -> Adquirida na Omie anteriormente.

Obs.: Caso ainda não tenha estes dados em mão, clique aqui para adquiri-los.

Produtos

Nesta seção são tratadas as configurações relativas aos produtos. ⚙️ Atributos

  • Atualizar automaticamente -> Permite habilitar/desabilitar a atualização automática de produtos;

  • Atributos -> Define quais atributos dos produtos da loja virtual serão atualizados com base nos dados puxados da Omie; Ex.: Se "Preço" e "Estoque" estiverem marcados, o estoque e preço dos produtos da Get Commerce serão atualizados com base nos dados dos respectivos produtos na Omie;

  • Margem de preço (%) -> Margem de preço, em porcentagem (sem o "%") que será aplicada a atualizações de preço e na importação de produtos da Omie;

  • NCM Padrão -> Para exportações de produto da Get Commerce para Omie, dentro da exportação de pedidos por exemplo, a Omie requere que estes possuam um NCM. O valor configurado neste campo será atribuído a produtos sem NCM configurado em seu cadastro (através do atributo NCM). Atributo "NCM" ->

Pedidos

Nesta seção são tratadas as configurações relativas aos pedidos. ⚙️ Atributos

  • Exportar automaticamente -> Permite habilitar/desabilitar a exportação automática de pedidos da Get Commerce para Omie; Obs.: Apenas pedidos com status Processando ou Completo serão automaticamente exportados.

    • Exportar após -> Apenas exportará os pedidos realizados após a data acima;

    • Categoria de Vendas -> Pedidos exportados serão vinculados a esta categoria de venda na Omie;

    • [Cartão de Crédito] Conta Corrente -> Pedidos feitos por Cartão de Crédito serão associados a esta conta corrente na Omie;

    • [Boleto] Conta Corrente -> Pedidos feitos por Boleto serão associados a esta conta corrente na Omie;

    • [PIX] Conta Corrente -> Pedidos feitos por PIX serão associados a esta conta corrente na Omie;

    • [Outros] Conta Corrente -> Pedidos feitos por outras formas de pagamento serão associados a esta conta corrente na Omie;

Após as configurações serem feitas, a integração já estará pronta para uso!


Utilizando os Recursos da Integração

Abaixo, segue informações detalhadas de como utilizar/como funcionam os recursos desta integração.


⬇️ Importação de Produtos

Com este recurso você conseguirá importar produtos cadastrados na Omie para sua loja virtual de maneira muito simples! Segue abaixo o tutorial:

PASSO 1: Abrindo a tela de importação

Em sua loja virtual, acesse a aba Catálogo, Gerenciar Produtos. Você ira notar um novo botão no canto superior direito da tela:

Clique no mesmo para abrir a página de importação de produtos da Omie.

Tela de Carregamento

Assim que a página for aberta, o carregamento de produtos será iniciado. Permaneça na página até que o carregamento chegue ao fim. Após finalizar, os produtos serão salvos em cache, fazendo com que o próximo acesso à página seja praticamente instantâneo.

PASSO 2: Configurando a importação

Com os produtos já carregados, agora basta selecionar os produtos que deseja importar, selecionar a ação Importar e clicar em:

Configuração da importação de produtos

Feito isso, um processo será agendado e, dentro de 10~20 minutos, a importação será realizada automaticamente! Fácil, né? 😄 Você pode acompanhar o status do processo na aba Configurações, Processos Agendados de sua plataforma Get Commerce.

Processo de importação agendado

🗺️ Mapeamento de Categorias

Este recurso permite mapear uma categoria da Omie (família de produtos) com uma ou mais categorias da loja virtual.

Assim, ao importar um produto da Omie, este será associado a categoria mapeada a sua família. Caso não haja nenhuma categoria associada à família em questão, será criada uma nova categoria com o nome desta família.

Campo da Omie que será utilizado para mapeamento de categorias

Para criar um mapeamento, basta seguir o passo a passo abaixo:

PASSO 1: Acessando a página de mapeamento de categorias

Em seu painel Get Commerce, acesse a aba Configurações -> Minhas Integrações -> Omie -> Mapear Categorias.

PASSO 2: Criando um mapeamento

Com a página aberta, selecione uma categoria da Get Commerce (campo ID) que será mapeada a uma categoria da Omie (campo ID Externo). Após escolher, basta clicar em: para efetuar o mapeamento.

Mapeamento da categoria Get Commerce "Catálogo" à família de produtos da Omie "Catálogo"

⤵️ Atualização Automática de Produtos

Este recurso permite a sincronização de produtos da sua loja virtual com base nas informações puxadas da Omie. As sincronizações são performadas automaticamente várias vezes ao dia em horários estratégicos para não afetarem a performance da loja.

Os atributos a serem atualizados são aqueles definidos em Configurações -> Produtos -> Atributos. Ou seja, se as opções "Preço" e "Estoque" forem marcadas, o estoque e preço dos produtos da Get Commerce serão atualizados com base nos dados dos respectivos produtos na Omie.

Margem de Preço

É possível definir uma margem de preço (em %) através das configurações da integração (Configurações -> Produtos -> Margem de Preço (%)). Esta margem será aplicada a produtos importados da Omie e em atualizações automáticas. Ex.: Caso o campo esteja configurado com o valor 200, um produto que tem preço R$ 100,00 na Omie será importado (ou atualizado, caso já exista em sua plataforma Get Commerce) com preço igual a R$ 200,00 (200%).


⤵️ Atualização Manual de Produtos

Este recurso permite a atualização manual de produtos da sua loja virtual. Este recurso é útil em casos de urgência, onde você precisa atualizar as informações de um ou mais produtos da sua loja virtual o mais rápido possível.

Para realizar este processo basta acessar a aba Catálogo, Gerenciar Produtos em sua loja virtual, selecionar o(s) produto(s) que deseja atualizar e enviar a ação [Omie] Atualizar:

Passo a passo para atualização manual de produtos

Feito isso, um processo será agendado e rodado automaticamente dentro de alguns minutos.


⬆️ Exportação de Pedidos

Este recurso possibilita a exportação automática de pedidos realizados em sua loja virtual para a Omie. Algumas considerações importantes sobre a exportação:

  • Apenas pedidos com status Processando ou Completo (já faturados) são exportados para Omie;

  • É obrigatório a configuração da categoria de venda e das contas correntes listadas em: Configuração -> Pedidos;

  • É obrigatório que os produtos dos pedidos possuam um NCM cadastrado no campo:

Campo "NCM" no cadastro de produtos

Caso este campo esteja vazio em um dos produtos, o valor padrão definido em Configuração -> Produtos -> NCM Padrão será utilizado.

Last updated