Contêiner GTM
Contêiner pronto para você importar, com os eventos de e-commerce
Last updated
Contêiner pronto para você importar, com os eventos de e-commerce
Last updated
Os dados são um dos recursos mais importantes que você tem à sua disposição quando está administrando um negócio. Aprender mais sobre o comportamento do usuário pode ajudar você a criar uma melhor experiência de usuário, para que você possa manter os clientes satisfeitos e voltando ao seu negócio.
E para isso, o Google Analytics é a ferramenta perfeita!
Porém, nos últimos meses o Google encerrou a versão 3 do Analytics, forçando todos usuários a migrarem para versão GA4. E neste período de transição, muitos e muitos lojistas estão com dificuldades para mapear o fluxo dos eventos no novo GA4.
Para ajudar a resolvermos essa questão de vez, criamos uma configuração em uma loja modelo e validamos os eventos com o time do Google 😃💙.
Com isso, basta você importar esse Contêiner pronto na sua conta do Gerenciador de Tags do Google, que todos os eventos serão captados corretamente na sua conta do GA4 🚀.
Faça download do contêiner clicando abaixo.
Para importar esse contêiner você precisa cumprir os seguintes requisitos:
Conta do Analytics GA4 criada (https://analytics.google.com/) e ter em mãos seu ID da Métrica (saiba mais).
Conta do Google Tag Manager criada (https://tagmanager.google.com/) e ter em mãos o seu código do GTM (saber mais).
Conta do Google Ads criada (https://ads.google.com/) e ter em mãos o código de acompanhamento e de conversão (saiba mais).
Estas são as informações mínimas necessárias para mapear os eventos do e-commerce na sua conta do Google Analytics. E agora com tudo em mãos, vamos lá!!
Acesse o menu do Configurações, Configurações da loja e identifique a aba Integrações/Google.
Agora copie seu ID da Métrica e cole na aba do Google Analytics (V4) e deixe habilitado.
Agora copie seu Código do GTM e cole na aba do Google Tag Manager e também na Google Data Layer e deixe habilitado.
E por último, cole o código de acompanhamento do Google Ads e seu código de conversão. Deixe os 2 habilitados e SALVE a página.
Limpe a cache da loja virtual. E pronto!
Aqui na plataforma da Get, basta adicionar os códigos mesmo. Não há necessidade de nenhuma configuração adicional, pois com o Data Layer ativado, a sua loja já passará automaticamente todos os dados necessários. 🚀
O primeiro passo é você acessar o painel da sua conta do Gerenciador de Tags:
Certifique-se que não há Tags, variáveis ou acionadores já criados, para não haver conflitos. Caso possua, recomendamos excluir ou importar o arquivo em um contêiner novo.
Após o login você deve entrar nesta tela:
Clique na aba Administrador e depois em Importar contêiner.
Faça upload do arquivo, e avance conforme abaixo.
Após finalizar a importação, você terá itens importados na aba de variáveis, acionadores e tags.
Na tela das variáveis, terá estes itens importados:
Repare que destaques 2 variáveis PERMANENTES. Ou seja, será necessário você abrir as duas, e substituir com as suas tags.
Na Tag G-XXX você irá digitar sua Tag do Google GA-4. Basta clicar nela e substituir o campo em destaque abaixo.
Depois na Tag AW-XXX você irá digitar sua Tag do Google Ads.
Feito isso, você pode clicar na aba de Acionadores. Nesta aba não é necessária nenhuma alteração.
Agora, vamos acessar a aba das Tags. Nesta aba você deve conferir/ajustar 2 pontos, em destaque abaixo.
Clique no Conversões do Google Ads e troque os 2 campos em destaque abaixo, pelos seus dados.
E confirme se a sua Tag do GA-4 está ok no outro ponto em destaque. Se não estiver, basta substituir pela sua.
Por último, não se esqueça de ENVIAR as modificações. Para realizar isso, basta clicar aqui no botão Enviar.
Você será obrigado a escrever um nome para a versão. Após isso basta clicar em publicar.
PRONTO! Seu contêiner foi importado e publicado!
Agora todos os eventos já estão sendo captados pelo Google.
Após importar o contêiner corretamente, as informações já começaram a aparecer no Google Analytics.
IMPORTANTE: diferente da versão 3, o GA4 permite um atraso de 24 a 48 horas no processamento de dados. Esta informação está disponível na documentação do GA4.
Então, sempre 1 dia após você conseguirá visualizar os dados no Analytics.
Ao abrir a tela inicial, você poderá ver os dados básicos de número de usuários e também conversões e receita bruta.
Este contêiner também mapeia informações importantes nos relatórios como:
E muito mais detalhes.