Configurar o Pixel
Com a chegada do IOS 14, a Apple criou medidas que permitem ao usuário um maior controle sobre os dados que compartilham com aplicativos e anunciantes. Essas medidas, fazem com que o rastreio de dados pelo Pixel torne-se impreciso, pois apenas uma pequena parcela dos usuários permitem que seus dados sejam rastreados.
Então, atualmente o Facebook permite configurar o pixel de duas formas:
- Facebook Pixel - API de Conversões do Facebook (modelo novo que o Facebook está lançando)
📍 O que o pixel faz?
Basicamente, o pixel do Facebook é uma ferramenta de análise que permite mensurar a eficácia da sua publicidade com base nas ações que as pessoas realizam no seu site.
Seu objetivo é monitorar o comportamento dos visitantes do site, coletando dados e permitindo implementar uma campanha de anúncios pagos do Facebook Ads para esses usuários.
📍 Mas e agora, o que é a API de Conversão do Facebook?
Basicamente, ela desempenha a mesma função do Pixel do Facebook, porém, é possível rastrear esses dados através do servidor. Dessa forma, também é possível captar informações de maneira offline.
A API age para usuários que não permitem o compartilhamento e rastreamento das ações via Pixel. Portanto, é recomendado deixar os 2 ativos ali na loja virtual.
📍 Primeiro, vamos aprender a configurar o tradicional Facebook Pixel.
Neste tutorial, explicaremos como criar e instalar um pixel no seu site. Para saber mais sobre o pixel antes de começar, confira os benefícios da instalação do pixel do Facebook.
👉 No Facebook
Caso ainda não possua nenhum Pixel criado, comece criando seu Pixel aqui!
1. Clique em '+' Conectar fontes de dados e selecione Web;
2. Selecione Pixel do Facebook e clique em Conectar;
3. Adicione o Nome do pixel;
4. Insira a URL do site para encontrar opções fáceis de configuração;
5. Clique em Continuar.
👉 No painel da loja virtual
Agora com o Pixel já criado, é hora de adicionar ele na sua loja virtual.
1. No menu, siga em: Configurações / Configurações da loja
2. Nas abas seleciona "Facebook e WhatsApp", identifique a seção "Facebook Pixel 2.0 (API de Conversões)"
3. Na primeira parte, onde informa "Facebook Pixel" Habilite o módulo ( SIM), e informe o código de identificação do Pixel!
ATENÇÃO: você deve copiar no campo apenas o número do Pixel, conforme a imagem abaixo.
Prontinho... Facebook Pixel integrado em sua loja virtual! :)
Importante! A integração já irá rastrear todos os eventos padrão para você.
📍 Agora vamos configurar a API de Conversões do Facebook.
👉 No Facebook
O primeiro passo agora é gerar o seu Token no Facebook. Para isso, acesse o site do Facebook for Business clicando aqui e acesse sua conta. Caso não tenha uma conta, clique no botão "Criar nova conta" e siga os passos.
Depois de entrar, clique no botão verde no menu lateral esquerdo, selecione a opção "Web" e clique em "Continuar". Posteriormente, selecione a opção "API de Conversões", clique em "Continuar" e insira seus dados.
Com o pixel selecionado, vá à aba "Configurações", desça até a opção "Gerar Token de Acesso" e copie o Token gerado.
👉 No painel da loja virtual
Com o token em mãos, agora você acessa o painel administrativo, no mesmo menu Configurações / Configurações da loja, na aba "Facebook e WhatsApp", na seção "Facebook Pixel 2.0 (API de Conversões)".
Porém agora, você irá colar o Token no campo "Token de acesso ao Facebook", na área do Facebook Conversions API.
SALVE!! Limpe a cache da loja.
E por aqui já está tudo pronto :D
É necessário ainda, que volte na plataforma do Facebook for Business, e na aba Configurações, vá até chegar o código do Token. Logo acima, clique no botão "Começar".
Agora, você realizará alguns passos para configurar. Na primeira página, "Visão Geral", apenas clique no botão "Continuar".
Agora, na página "Selecionar Detalhes do Evento", marque as opções para cada aba e avance até concluir a configuração.
Os eventos padrão disponíveis para o Pixel/API do Facebook são:
- Evento "AddToCart" - para produtos adicionados em carrinho - Evento "AddToWishlist" - para produtos adicionados em lista de desejos de clientes - Evento "CompleteRegistration" - para cadastros de clientes - Evento "InitiateCheckout" - para itens adicionados na página do checkout - Evento "PageView" - para as páginas visualizadas - Evento "Purchase" - para as compras finalizadas - Evento "Search" - para as pesquisas - Evento "ViewContent" - para a visualização de conteúdos
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