Correios
Conforme comunicado oficial dos Correios, a partir de 01/09/2023, apenas os novos ambientes de API para a obtenção de informações de preços, prazos e rastreamento estarão operacionais.
📍 O que mudará com isso?
Com essa atualização dos Correios, para a nova API, será obrigatório para o lojista ter um contrato com os Correios para utilizar a cotação na sua loja virtual, ou seja, clientes que não possuem contrato com os Correios não conseguirão usar a integração.
Importante: a partir de agora será obrigatório que o lojista tenha contrato para usar os Correios na sua loja virtual, ter acesso a cotação de frete e prazo. Verifique com a agência mais próxima.
📍 Quais alternativas eu tenho?
Se você acredita que fazer o contrato com os Correios é algo burocrático, e não adequado para você, há 3 boas alternativas para a sua loja virtual, que não traz nenhum custo para você.
Como vantagem ainda, possuem preços de fretes competitivos, podem ser integrados na loja virtual com poucos cliques e a conta é criada pela internet rapidamente. As alternativas são:
Melhor Envio. Clique para saber mais.
Kangu. Clique para saber mais.
Frenet. Clique para saber mais.
📍 Tenho contrato com os Correios, como faço a integração?
Quem já possui contrato com os Correios deverá configurar a nova versão em sua loja.
👉 Como criar a senha da API dos Correios
Para gerar a senha no portal dos Correios, siga os passos:
Para criar a senha da nova API dos Correios, acesse https://cws.correios. com.br/ e clique em entrar.
Informe o usuário e senha do acesso "Meus Correios". Se você ainda não tem um acesso, é necessário cadastrar.
Clique em gestão de acesso a API's, ao abrir o menu lateral, no lado esquerdo da tela.
Na página de emissão da senha, em usuário do portal meus correios, deve aparecer o usuário já logado no portal e, em senha do portal meus correios, utilize a mesma senha de acesso ao site correios web services.
Em seguida clique em gerar código e a senha alfanumérica que deve ser utilizada para consumo das API's vai ser exibida.
Após esse passo, o processo está finalizado e você pode informar esse usuário e senha na Get Commerce.
Observações:
Confira algumas orientações dos Correios quanto às senhas:
Clientes que já tenham emitido senha de acesso a API's não precisam gerar novas senhas. As senhas atuais permanecerão funcionando até que você opte por alterá-la.
Sugere-se que você guarde as senhas geradas, pois não existe um mecanismo de recuperação de senha. Caso a senha seja esquecida, será necessário gerar novas credenciais e atualizar as aplicações.
Observe o botão da geração de senha, caso ele tenha a descrição "gerar código", indica que o usuário ainda não gerou nenhuma senha. Se a descrição for "regerar código", o usuário já gerou uma senha anteriormente e, ao clicar no botão, uma nova senha vai ser criada e a anterior desativada.
Ao regerar o código de acesso, será necessário atualizar a senha de acesso à API, na Get Commerce.
👉 Como configurar o módulo na Get Commerce?
Com os dados dos Correios em mãos, acesse o menu Configurações, Configurações da loja, Formas de envio. Identifique a aba dos Correios.
Preencha os dados "Usuário do Portal Meu Correios", "Senha de Acesso as APIs" e "Número do Cartão de Postagem" nos seus respectivos campos.
Sobre os dados:
Usuário do Portal Meus Correios (em geral nunca é seu CNPJ. O padrão dos Correios é um usuário com letras)
Senha de Acesso as APIs (é o token gerado no procedimento acima)
Número do Cartão de Postagem: abaixo, segue algumas opções de como visualizar seu cartão de postagem vinculado ao contrato:
Caso você já possua em mãos seu cartão dos Correios, esta informação estará disponível nos espaços demarcados abaixo:
Se você possui um contrato com os Correios, é provável que tenha acesso a uma plataforma online onde pode gerenciar suas postagens e imprimir cartões de postagem. Faça login na sua conta online dos Correios. Procure a seção de gerenciamento de postagens ou cartões de postagem. Siga as instruções para criar e imprimir o cartão de postagem.
Se você não tiver acesso online ou estiver com dificuldades para encontrar o cartão de postagem, entre em contato com a central de atendimento ou o serviço de atendimento ao cliente dos Correios. Eles poderão fornecer informações específicas sobre como obter o cartão de postagem do seu contrato.
Clique em salvar. Pronto!
Dica: Aguarde, em torno de 10 minutos, esse é o tempo que o sistema dos Correios precisará para permitir a autenticação e começar as cotações.
📍 Passo a passo para fazer um contrato com os Correios
Existem duas formas de realizar esse acordo, de forma online ou presencial. Confira os detalhes de cada uma delas:
👉 Contrato com os Correios online
1 – Cadastre-se no site IdCorreios, preencha corretamente com os seus dados.
2 – Após o cadastro do seu IdCorreios, logue no site Central de Autenticação - CAS.
Importante saber: Se você ainda não possui um Certificado Digital será preciso se informar sobre o assunto para que seja possível concluir a contratação do Cartão Correios Fácil, clique aqui.
3 – Assine o contrato com o seu certificado digital.
4 – Receba gratuitamente o seu cartão Correios Fácil e comece a utilizar os serviços do contrato.
👉 Contrato com os Correios presencial
1 - Procure a agência dos Correios mais próxima.
2 - Dirija-se a ela munido dos documentos necessários — para consultá-los, acesse a checklist dos Correios.
Se você tiver mais dúvidas, acesse a página de soluções dos Correios ou ligue para 3003 0800 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 200 0800 (demais localidades).
🤔 Dúvidas comuns.
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