Correios

Conforme comunicado oficial dos Correios, a partir de 01/09/2023, apenas os novos ambientes de API para a obtenção de informações de preços, prazos e rastreamento estarão operacionais.

📍 O que mudará com isso?

Com essa atualização dos Correios, para a nova API, será obrigatório para o lojista ter um contrato com os Correios para utilizar a cotação na sua loja virtual, ou seja, clientes que não possuem contrato com os Correios não conseguirão usar a integração.

Importante: a partir de agora será obrigatório que o lojista tenha contrato para usar os Correios na sua loja virtual, ter acesso a cotação de frete e prazo. Verifique com a agência mais próxima.

📍 Quais alternativas eu tenho?

Se você acredita que fazer o contrato com os Correios é algo burocrático, e não adequado para você, há 3 boas alternativas para a sua loja virtual, que não traz nenhum custo para você.

Como vantagem ainda, possuem preços de fretes competitivos, podem ser integrados na loja virtual com poucos cliques e a conta é criada pela internet rapidamente. As alternativas são:

📍 Tenho contrato com os Correios, como faço a integração?

Quem já possui contrato com os Correios deverá configurar a nova versão em sua loja.

👉 Como criar a senha da API dos Correios

Para gerar a senha no portal dos Correios, siga os passos:

  1. Para criar a senha da nova API dos Correios, acesse https://cws.correios. com.br/ e clique em entrar.

  2. Informe o usuário e senha do acesso "Meus Correios". Se você ainda não tem um acesso, é necessário cadastrar.

  3. Clique em gestão de acesso a API's, ao abrir o menu lateral, no lado esquerdo da tela.

  4. Na página de emissão da senha, em usuário do portal meus correios, deve aparecer o usuário já logado no portal e, em senha do portal meus correios, utilize a mesma senha de acesso ao site correios web services.

  5. Em seguida clique em gerar código e a senha alfanumérica que deve ser utilizada para consumo das API's vai ser exibida.

  6. Após esse passo, o processo está finalizado e você pode informar esse usuário e senha na Get Commerce.

Observações:

Confira algumas orientações dos Correios quanto às senhas:

  • Clientes que já tenham emitido senha de acesso a API's não precisam gerar novas senhas. As senhas atuais permanecerão funcionando até que você opte por alterá-la.

  • Sugere-se que você guarde as senhas geradas, pois não existe um mecanismo de recuperação de senha. Caso a senha seja esquecida, será necessário gerar novas credenciais e atualizar as aplicações.

  • Observe o botão da geração de senha, caso ele tenha a descrição "gerar código", indica que o usuário ainda não gerou nenhuma senha. Se a descrição for "regerar código", o usuário já gerou uma senha anteriormente e, ao clicar no botão, uma nova senha vai ser criada e a anterior desativada.

  • Ao regerar o código de acesso, será necessário atualizar a senha de acesso à API, na Get Commerce.

👉 Como configurar o módulo na Get Commerce?

  1. Com os dados dos Correios em mãos, acesse o menu Configurações, Configurações da loja, Formas de envio. Identifique a aba dos Correios.

  2. Preencha os dados "Usuário do Portal Meu Correios", "Senha de Acesso as APIs" e "Número do Cartão de Postagem" nos seus respectivos campos.

Sobre os dados:

  • Usuário do Portal Meus Correios (em geral nunca é seu CNPJ. O padrão dos Correios é um usuário com letras)

  • Senha de Acesso as APIs (é o token gerado no procedimento acima)

  • Número do Cartão de Postagem: abaixo, segue algumas opções de como visualizar seu cartão de postagem vinculado ao contrato:

    • Caso você já possua em mãos seu cartão dos Correios, esta informação estará disponível nos espaços demarcados abaixo:

  • Se você possui um contrato com os Correios, é provável que tenha acesso a uma plataforma online onde pode gerenciar suas postagens e imprimir cartões de postagem. Faça login na sua conta online dos Correios. Procure a seção de gerenciamento de postagens ou cartões de postagem. Siga as instruções para criar e imprimir o cartão de postagem.

  • Se você não tiver acesso online ou estiver com dificuldades para encontrar o cartão de postagem, entre em contato com a central de atendimento ou o serviço de atendimento ao cliente dos Correios. Eles poderão fornecer informações específicas sobre como obter o cartão de postagem do seu contrato.

Clique em salvar. Pronto!

Dica: Aguarde, em torno de 10 minutos, esse é o tempo que o sistema dos Correios precisará para permitir a autenticação e começar as cotações.

📍 Passo a passo para fazer um contrato com os Correios

Existem duas formas de realizar esse acordo, de forma online ou presencial. Confira os detalhes de cada uma delas:

👉 Contrato com os Correios online

1 – Cadastre-se no site IdCorreios, preencha corretamente com os seus dados.

2 – Após o cadastro do seu IdCorreios, logue no site Central de Autenticação - CAS.

Importante saber: Se você ainda não possui um Certificado Digital será preciso se informar sobre o assunto para que seja possível concluir a contratação do Cartão Correios Fácil, clique aqui.

3 – Assine o contrato com o seu certificado digital.

4 – Receba gratuitamente o seu cartão Correios Fácil e comece a utilizar os serviços do contrato.

👉 Contrato com os Correios presencial

1 - Procure a agência dos Correios mais próxima.

2 - Dirija-se a ela munido dos documentos necessários — para consultá-los, acesse a checklist dos Correios.

Se você tiver mais dúvidas, acesse a página de soluções dos Correios ou ligue para 3003 0800 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 200 0800 (demais localidades).

🤔 Dúvidas comuns.

Correios - Limites de dimensões e de peso

Pesos

O peso máximo admitido para os serviços de encomendas são:

Dimensões

As dimensões mínimas e máximas admitidas para os serviços de encomendas são:

Pacotes e Caixas

Envelopes

Rolos e cilindros

Manuseio especial por formato ou dimensão

Algumas encomendas exigem tratamento diferenciado no fluxo postal e necessitam de manuseio especial devido ao seu formato e/ou dimensão.

Nesses casos, haverá cobrança adicional de R$ 79,00, observadas as seguintes condições:

a) Encomenda cuja maior dimensão (comprimento, largura, altura ou diâmetro) for superior a 70 cm.

b) Encomenda embalada em formato do tipo rolo/cilíndrico ou esférico.

c) Excepcionalmente, a “Cobrança Adicional de Manuseio Especial por Formato e Dimensão” não será aplicada se forem verificadas as seguintes condições, simultaneamente:

I - diâmetro da encomenda em formato "Rolo/Cilíndrico" maior que o seu comprimento e; II - diâmetro for menor ou igual a 70 cm e; III- rótulo de postagem afixado na maior face da embalagem.

Atualização em 17/08/2020

Valor Declarado - Entrega pelos Correios

O "Valor Declarado" é o serviço adicional que garante o valor real do objeto postado sob registro em caso eventual de avaria ou extravio.

Disponibilidade para usar: Em todo o território nacional

Quem pode usar: - Pessoas físicas e jurídicas sem contrato; - Pessoas jurídicas com contrato.

Como habilitar: Solicitar para nossa equipe de Suporte.

Limites: A declaração de valor deverá obedecer aos seguintes limites:

- Mínimo: 10 (dez) vezes o valor do 1º porte da carta comercial no regime nacional; Clique aqui e consulte o valor o 1º porte da carta comercial. - Máximo: conforme definido na tabela de preços do serviço contratado. Clique aqui e consulte o valor máximo permitido para cada segmento (mensagem e encomenda).

Como funciona: O serviço prevê a indenização no montante declarado, proporcional ao dano (parcial ou total) do conteúdo.

A postagem, por pessoa física ou jurídica, de qualquer mercadoria sujeita a tributação, deverá ser acompanhada do respectivo documento fiscal; Para transferência de objetos pessoais poderá ser utilizado o formulário Declaração de Conteúdo devidamente preenchido, com dados do objeto e valor a ser segurado; Arquivo Docx e Arquivo PDF. A obrigatoriedade de cumprimento da legislação tributária é de inteira responsabilidade do Remetente.

Por que usar este serviço? Garantia de ressarcimento do valor declarado do objeto em caso de extravio, roubo ou dano.

Como é calculado o frete dos Correios na loja virtual

Conhecer como o frete é calculado na loja virtual é muito importante para você fazer os cadastros com maior eficiência.

Primeiro, é importante destacar que os pesos cadastrados na loja virtual devem ser em QUILOS, e com ponto. Ou seja: - Para eu cadastrar um produto de 500 gramas, o correto é: 0.500 - Para cadastrar um item de 1 quilo e meio, o correto é: 1.500

Mas muitos lojistas imaginam que o sistema para cálculo do frete dos Correios usa apenas o peso do volume enviado. Mas não é bem assim. Há mais de anos, o sistema foi modificado e, hoje em dia, esse valor também leva em conta o seu peso cúbico.

O peso cúbico, em quilogramas, é o resultado da conta C x L x A / 6.000, onde:

  • C é o comprimento em centímetros;

  • L é a largura em centímetros;

  • A é a altura em centímetros;

  • 6.000 é coeficiente da relação peso/volume mais justa relacionada ao espaço nas aeronaves (segundo recomendado pela entidade internacional das empresas aéreas).

Se o peso cúbico da encomenda for menor ou igual a 5 kg (vigência 06/03/2018), fica valendo o peso real/físico do objeto. Se ele for maior do que 30 kg, será cobrado um adicional pelos Correios.

Mas o lojista não precisa saber fazer essa conta, muito embora seja importante entender como surgiu o cálculo que determina o valor do frete.

E outro detalhe importante é que o cálculo na loja é cotado diretamente nos Correios, com base nas informações de peso, comprimento, largura, altura e CEP de destino.

Então é muito importante que estes valores estejam cadastrados corretamente.

E as medidas levem em consideração a embalagem que você irá despachar nos Correios.


Quais fatores influenciam o preço do frete?

Distância

Quanto mais distante for o local de entrega, mais caro será o transporte, devido ao preço do combustível, tarifas de pedágio e taxas que podem aumentar para entregas em locais específicos, de alta periculosidade, como o GRIS e a Taxa de Dificuldade na Entrega (TDE).

Características

As características da carga também entram nesse cálculo, pois influenciam na rapidez da entrega, no tipo de veículo, na embalagem e nos cuidados que devem ser dispensados durante a entrega, como as cargas vivas, produtos perecíveis ou remédios, por exemplo.

Como ver se um contrato dos Correios é válido?

Você pode visualizar através deste link -> http://www2.correios.com.br/encomendas/servicosonline/default.cfm?e=1003&ind_coleta=1

Irá informar se não é válido o contrato.

Imprimindo Etiqueta dos Correios

Este tutorial ensina como imprimir a Etiqueta dos Correios diretamente pela Loja Virtual da Get Commerce. É um processo super simples e prático.

Lembrando que é necessário ativar o módulo.

https://www.youtube.com/watch?v=BtTqrv_Bmko

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